Tudo lotado por aqui! U.S. Census Bureau estima que população mundial tenha ultrapassado 8 bilhões de pessoas
A espécie humana ultrapassou a marca de oito bilhões de pessoas, com uma expectativa de vida mais longa compensando o número menor de nascimentos, mas o crescimento da população mundial continua uma tendência de longo prazo de desaceleração, informou o Departamento do Censo dos Estados Unidos (U.S. Census Bureau) nessa quinta-feira.
O departamento estima que a população global ultrapassou o limite em 26 de setembro, uma data precisa que a agência disse que deve ser considerada com cautela.
As Nações Unidas estimaram que o número foi ultrapassado 10 meses antes, tendo declarado 22 de novembro de 2022 como o "Dia dos 8 Bilhões", apontou o Census Bureau em um comunicado.
A discrepância se deve ao fato de os países contarem as pessoas de forma diferente - ou nem contarem. Muitos não têm sistemas para registrar nascimentos e mortes. Alguns dos países mais populosos, como a Índia e a Nigéria, não realizam censos há mais de uma década, de acordo com o bureau.
Embora o crescimento da população mundial continue acelerado, passando de seis bilhões para oito bilhões desde a virada do milênio, a taxa diminuiu desde que dobrou entre 1960 e 2000.
As pessoas que vivem em idades mais avançadas são responsáveis por grande parte do aumento recente. A idade média global, agora de 32 anos, tem aumentado em uma tendência que deve continuar até 39 anos em 2060.
Países como o Canadá estão envelhecendo com o declínio da mortalidade de idosos, enquanto países como a...
Saiba Mais