Canadá 'sofrendo' com a falta de medicamentos
Os canadenses que tentaram acessar medicamentos cruciais no ano passado podem ter descoberto que suas prescrições eram mais difíceis de serem aviadas graças a um aumento na escassez de medicamentos relatada que, segundo a Health Canada, continuou ao longo de 2023.
Embora o pico represente um aumento no número de faltas de medicamentos e em sua duração em comparação com 2020 e 2021, na verdade, ele faz com que o Canadá volte a se alinhar com uma tendência que remonta pelo menos a 2017, quando os relatórios começaram, de acordo com dados fornecidos pela Health Canada ao CTVNews.ca.
Essa é uma tendência que Jen Belcher, farmacêutica e presidente de iniciativas estratégicas da Ontario Pharmacists Association, conhece bem.
"A escassez de medicamentos em geral nos últimos cinco a dez anos... tem sido realmente muito maior em quantidade e gravidade do que jamais vimos antes", disse ela ao CTVNews.ca. "Desde medicamentos para dor e febre para crianças no ano passado, produtos para gripes e resfriados, antibióticos, até mesmo alguns medicamentos essenciais para eventos cardiovasculares, como um spray de nitroglicerina".
Até o momento, este ano, a Health Canada recebeu 2.452 relatórios de escassez, representando 1.673 medicamentos de prescrição comercializados.
Um medicamento é considerado "em falta" quando seu suprimento não atende à demanda. Os medicamentos comercializados são aqueles vendidos no Canadá - já que nem todos os medicamentos aprovados no Canadá estão de fato no mercado canadense - e os relatórios de escassez únicos são o que resta depois que os relatórios duplicados...
Saiba Mais