Economia do Canadá encolheu no terceiro trimestre, mas ainda consegue 'lutar contra a recessão', diz StatCan
A economia canadense encolheu no terceiro trimestre, com as taxas mais altas pesando sobre os gastos dos consumidores e das empresas, mas até agora conseguiu evitar uma recessão após uma revisão significativa para cima dos números do PIB do segundo trimestre.
O Statistics Canada divulgou seu relatório do produto interno bruto na quinta-feira, que mostra que a economia contraiu 1,1% em uma base anualizada.
Ele também revisou para cima sua leitura do produto interno bruto real no segundo trimestre, observando que a economia não encolheu, mas cresceu 1,4% em uma base anualizada.
Embora o declínio no terceiro trimestre tenha sido compensado pelo crescimento no segundo trimestre, os economistas que reagiram aos novos dados dizem que a tendência é clara: a economia está oscilando.
"O quadro geral é que a economia canadense está lutando para crescer, mas conseguindo apenas manter a cabeça acima das águas da recessão", afirmou o economista-chefe do BMO, Douglas Porter.
A agência federal afirma que uma queda nas exportações internacionais e um acúmulo de estoques mais lento por parte das empresas foram parcialmente compensados por aumentos nos gastos do governo e no investimento em moradias no terceiro trimestre.
Também informou que a construção de novas moradias no trimestre aumentou pela primeira vez desde o início de 2022, liderada pela construção de apartamentos.
Os aumentos das taxas de juros do Banco do Canadá têm pressionado os gastos dos consumidores e das empresas, já que ambos enfrentam custos de empréstimos mais altos.
O relatório de...
Saiba Mais