Canadá recebe nota C na supervisão da segurança de voo, revela relatório de agência da ONU
O Canadá recebeu nota C em segurança de voo e supervisão - abaixo da nota A+ e muito abaixo da maioria de seus pares - de acordo com um relatório preliminar de uma agência das Nações Unidas.
A auditoria confidencial da Organização Internacional de Aviação Civil, obtida por The Canadian Press, diz que o país caiu vertiginosamente para uma pontuação de 64 de 100, com três áreas de segurança em particular sofrendo uma grande queda: operações de aeronaves, aeroportos e navegação aérea.
A pontuação do Canadá foi superior a 95% no relatório anterior do órgão da ONU, em 2005.
O órgão da ONU recomendou que o governo federal estabelecesse um sistema para garantir a total conformidade regulatória das companhias aéreas e dos aeroportos, reforçasse a certificação relacionada a produtos perigosos e garantisse o treinamento adequado e o gerenciamento da fadiga dos controladores de tráfego aéreo.
A escassez de controladores de tráfego aéreo e a tendência de transferir as responsabilidades de segurança do governo para o setor continuam sendo preocupações em todo o continente, disse Ross Aimer, CEO da Aero Consulting Experts, sediada na Califórnia.
"Todos os dias ouvimos falar do que chamamos de quase acidente. Não gosto do termo 'quase acidente'; eu gostaria de chamá-lo de quase colisão", disse Aimer.
Em setembro, dois aviões da Air Canada se chocaram no solo do aeroporto de Vancouver, arrancando partes das pontas das asas em uma colisão de baixa velocidade.
Em março, um controlador de tráfego aéreo liberou...
Saiba Mais