Terceiro grupo de brasileiros chega ao Egito após deixar a Faixa de Gaza
O terceiro grupo de brasileiros e familiares já está no Egito após deixar a Faixa de Gaza no início da manhã dessa quinta-feira (21), por meio da passagem de Rafah.
A autorização para deixar o território palestino foi concedida a 34 pessoas pelas autoridades israelenses. Entretanto, o número final de quantos brasileiros e familiares completaram o processo será informado só após o fim da operação.
Segundo a CNN apurou, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), o KC-30, decolou às 8h20 do Rio de Janeiro (horário local) rumo ao Cairo, no Egito, para fazer a repatriação. A previsão é que o grupo desembarque no sábado (23), às 8h, na Base Aérea de Brasília.
A bordo, está um carregamento com seis toneladas, contendo purificadores e kits voltaicos.
Segundo o governo brasileiro, foram embarcados 150 purificadores de água com painéis solares para doação à população de Gaza. Cada um tem capacidade para purificar 5 mil litros de água por dia.
A escassez de água potável na Faixa é crítica, especialmente na área norte, o que faz com que as pessoas apelem com cada vez mais frequência a fontes salobras ou poluídas, lembra o governo. Em relatório recente, a ONU advertiu que essa situação poderá resultar na disseminação de doenças, como diarreia e até mesmo cólera.
Esta é a terceira operação de resgate de Gaza e ocorre após Israel rever vetos aos pedidos de repatriação do Brasil e autorizar a saída de 16 pessoas.
No último dia 8, Israel vetou...
Saiba Mais