Imigração para o Canadá atingiu nível máximo em 50 anos, principalmente entre residentes não permanentes
Em 2023, a população de residentes não permanentes (NPRs) do Canadá cresceu em mais de meio milhão de pessoas, parte do aumento mais acentuado em um único ano em pelo menos cinco décadas de dados disponíveis.
A agência federal Statistics Canada (StatCan) contabilizou um total de 2,5 milhões de NPRs em outubro deste ano, em comparação com 1,7 milhão no mesmo período do ano passado. O crescimento de 2023 bate os recordes anteriores ano a ano nos dados disponíveis, triplicando o aumento de quase 170.000 entre os verões de 2018 e 2019.
Os totais de NPR cresceram pouco mais de 80% desde o quarto trimestre de 2021, mostram os dados.
De acordo com o StatCan, o crescimento do NPR de 2023 pode ser atribuído em parte à flexibilização das restrições de viagem da COVID-19 e ao aumento das autorizações de trabalho e estudo processadas pelo Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC).
Este ano, a StatCan também atualizou sua metodologia para estimar os dados populacionais dos NPRs; uma mudança que a agência esclareceu que teve, em 2021/22, um impacto de aproximadamente 5% no crescimento estimado dos totais dos NPRs (196.000, em comparação com uma estimativa de 205.000 de acordo com o protocolo mais antigo).
"Essa é nossa prática habitual, especialmente após um censo, pois a atualização de nossos métodos nos permite manter a relevância", disse a StatCan no comunicado divulgado na quarta-feira. "O impacto desses ajustes no tamanho total da população canadense é mínimo."
Um relatório de junho do...
Saiba Mais