Taxa de inflação anual do Canadá sobe novamente e chega a 3,4% em dezembro
A taxa de inflação anual do Canadá subiu para 3,4% em dezembro, marcando mais um avanço no caminho de volta à estabilidade de preços para o banco central.
O Statistics Canada divulgou seu relatório do índice de preços ao consumidor nessa terça-feira, mostrando que a inflação subiu de 3,1% em novembro, em grande parte devido a uma queda mais acentuada nos preços da gasolina há um ano em comparação com o mês passado.
Os economistas esperavam amplamente esse aumento devido a um efeito do ano-base, que se refere a como o movimento de preços de um ano atrás afeta o cálculo da inflação geral.
Porém, com algumas medidas básicas de inflação também em alta, o relatório de terça-feira reforça a expectativa de que o Banco do Canadá não terá pressa em cortar as taxas de juros.
"Se você está procurando dados que sinalizem que um corte nas taxas é iminente, não é isso. O relatório de inflação de dezembro ressalta que a última milha para levar a inflação de volta a 2% é a mais difícil", escreveu Leslie Preston, diretor administrativo e economista sênior da TD.
Os preços dos produtos alimentícios em dezembro subiram 4,7% em relação ao ano anterior, igualando o ritmo de aumento em novembro.
Com dezembro marcando o último mês do ano, o Statistics Canada diz que a taxa média anual de inflação para 2023 foi de 3,9%. Isso representa uma queda em relação à alta de 40 anos de 6,8% em 2022.
O...
Saiba Mais