Canadian Dental Care Plan deixa de fora 4,4 milhões de pessoas sem seguro, denuncia relatório
Enquanto o programa nacional de seguro odontológico do governo federal continua a ser implementado, um novo relatório do Canadian Centre for Policy Alternatives (CCPA) argumenta que o plano deixa muitos canadenses sem cobertura e precisa de um financiamento adicional de $1,45 bilhão.
Para se qualificar para o Canadian Dental Care Plan (Plano Canadense de Assistência Odontológica) os candidatos devem ter uma renda familiar inferior a $90.000 e não ter cobertura odontológica. Mas em seu relatório "Missing Teeth" (Dentes Perdidos), divulgado nessa terça-feira, a CCPA afirma que o critério de renda é muito restritivo.
"De fato, 59% das famílias com filhos ganham mais de $90.000. Mas ganhar mais do que isso exclui as famílias do recebimento da cobertura federal de assistência odontológica", disse o economista sênior da CCPA, David Macdonald.
Antes do início do lançamento do Canadian Dental Care Plan, o governo federal começou a oferecer o Canada Dental Benefit em dezembro de 2022, que fornece de $260 a $650 por criança com menos de 12 anos por ano para cobrir despesas odontológicas para famílias que ganham menos de $90.000. No entanto, a CCPA diz que isso deixa de fora 425.749 crianças menores de 12 anos, ou 35%, porque a renda familiar é muito alta.
O Benefício Odontológico do Canadá deverá ser substituído pelo Plano Canadense de Assistência Odontológica, que vem sendo implementado em fases, começando com idosos que se qualificam entre dezembro de 2023 e maio de 2024. Os canadenses com um certificado válido de Crédito Tributário para Deficientes e crianças...
Saiba Mais