Taxa de inflação do Canadá cai para 2,9% em janeiro: 'surpresa muito agradável'
A taxa de inflação do Canadá caiu mais do que o esperado no mês passado.
O crescimento dos preços se moderou em toda a economia, incluindo quedas definitivas nos preços da gasolina, passagens aéreas e roupas.
O Statistics Canada informou nessa terça-feira que a taxa de inflação anual caiu para 2,9% em janeiro, ante 3,4% em dezembro.
O relatório do índice de preços ao consumidor da agência federal diz que a maior contribuição para o declínio foi uma queda de 4% nos preços da gasolina em uma base anual.
O relatório de terça-feira oferece várias camadas de boas notícias para os consumidores, já que o crescimento dos preços desacelerou em cinco dos oito componentes do índice, incluindo alimentos.
Os preços dos produtos alimentícios subiram 3,4% ao ano em janeiro, em comparação com 4,7% em dezembro.
Também há sinais positivos para o Banco do Canadá, já que os números mais recentes mostram que as pressões subjacentes sobre os preços estão diminuindo e a taxa principal está voltando para a faixa da meta de 1% a 3% do banco central.
Em uma base mensal ajustada sazonalmente, os preços em janeiro caíram pela primeira vez desde maio de 2020.
O economista-chefe da BMO, Douglas Porter, considerou o último relatório de inflação uma "surpresa muito agradável".
"Acho que o que realmente dobrou o nível de surpresa foi o fato de termos visto quase exatamente a história oposta nos EUA na semana passada", disse Porter.
Saiba Mais