Quatro províncias confirmam casos de sarampo, incluindo um caso raro em homem totalmente vacinado
Dezessete casos de sarampo foram confirmados em Quebec, Ontário, Saskatchewan e Colúmbia Britânica - mais da metade deles na área de Montreal, enquanto um caso de Ontário foi associado a uma escola de ensino médio.
O diretor de saúde pública de Quebec, Dr. Luc Boileau, confirmou 10 casos nessa segunda-feira, quase todos envolvendo crianças e tornando Montreal o epicentro do país. Ele disse que apenas três dos casos estavam ligados a viagens para fora do país, indicando que a comunidade se espalhou dentro e ao redor da cidade.
A Public Health Ontario confirmou cinco casos de sarampo e disse que todos, com exceção de um, estavam relacionados a viagens.
O caso mais recente, anunciado na semana passada, ocorreu em um homem de 30 anos na região de York, ao norte de Toronto, e foi "provavelmente" relacionado à transmissão comunitária, disse o oficial médico de saúde da região.
O homem tinha "contatos próximos" com alunos e professores de uma escola de ensino médio, portanto, as autoridades de saúde pública da região estão garantindo que todos sejam vacinados, disse o Dr. Barry Pakes.
Mais de 1.500 alunos e 150 funcionários receberam notificação das autoridades de saúde pública em 29 de fevereiro de que foram expostos a um caso positivo de sarampo, disse ele.
Pakes disse que eles foram convidados para uma clínica de imunização no domingo e tiveram um "excelente comparecimento". A escola tem uma taxa de vacinação contra o sarampo de 95% "e está subindo", acrescentou.
Os alunos...
Saiba Mais