Open Banking chegando ao Canadá? Aqui está o que você precisa saber sobre mudanças no sistema bancário do país
Grandes mudanças podem estar chegando ao sistema bancário do Canadá, criando novas oportunidades para as pessoas controlarem e simplificarem a forma como administram seu dinheiro, mas também dando origem a novas necessidades de segurança cibernética.
Veja a seguir o que o open banking, um conjunto de políticas financeiras adotadas no exterior e propostas para o próximo ano pelo governo canadense, pode significar para o seu bolso.
O que é open banking?
Conforme descrito na Declaração Econômica de Outono do ano passado, o open banking permite que indivíduos e organizações transfiram com segurança seus dados financeiros para terceiros aprovados, geralmente provedores de serviços, como aplicativos de consultoria financeira e de orçamento.
Denominado pelos liberais federais como "banco voltado para o consumidor", o sistema planejado foi criado para eliminar as barreiras para que os canadenses acessem e usem seus dados bancários, ao mesmo tempo em que oferece proteções contra crimes financeiros.
Como funciona?
Nos sistemas existentes, os usuários de alguns serviços financeiros precisam compartilhar suas credenciais bancárias, como nomes de usuário e senhas, com empresas de tecnologia financeira, o que às vezes é chamado de "screen scraping".
O governo federal descreve o compartilhamento de credenciais como uma "prática não segura e não regulamentada" que cria riscos de segurança e privacidade no caso de uma violação de dados.
Em vez disso, um sistema de banco aberto permitiria que os consumidores consentissem que seu banco se conectasse com a empresa de serviços financeiros aprovada de sua escolha e compartilhasse dados sem fornecer...
Saiba Mais