Preços do chocolate no Canadá dispara bem na época da Páscoa graças à 'amarga realidade'
Com a aproximação da Páscoa, as lojas estão estocando suas prateleiras com o doce favorito dos entusiastas do chocolate, o confeito à base de cacau que é o centro desta época festiva.
No entanto, as comemorações da Páscoa de 2024 têm como pano de fundo os preços recordes do cacau, e todos, desde os consumidores até todo o setor de chocolate, estão se sentindo prejudicados.
"À medida que os preços do cacau atingem níveis recordes, a resposta do setor de chocolate tem sido reduzir sutilmente o tamanho dos produtos ou reformular os ingredientes, uma tendência que atinge o bolso e o paladar dos consumidores", escreveu Sylvain Charlebois, diretor do Agri-Food Analytics Lab da Dalhousie University.
"Nesta Páscoa, deliciar-se com suas guloseimas de chocolate favoritas significa navegar pelas amargas realidades da shrinkflation e skimpflation, obtendo menos pelo mesmo preço."
Graças a uma complexa combinação de dinâmicas ambientais, econômicas e de mercado, Charlebois disse que o preço do cacau está atualmente cerca de 40% mais alto do que seu recorde anterior, estabelecido há 47 anos.
Os contratos de cacau - a referência mundial para o mercado global de cacau - atingiram na semana passada o valor sem precedentes de $7.060 por tonelada métrica, dobrando desde novembro e superando os recordes de $3.830 em 2011 e $5.110 em 1977.
"É bastante espetacular", disse Charlebois ao CTV News. "Não me lembro de ter visto outra commodity passar por uma rodada como essa. Basicamente, o cacau está mais de três vezes mais caro...
Saiba Mais