O que esperar da primavera após um dos invernos mais quentes do Canadá?
A primavera chegou oficialmente na noite dessa terça-feira e os canadenses estão esperando ansiosamente para ver o clima que a estação trará.
O Canadá acabou de passar por seu inverno mais quente, em média, em 77 anos, de acordo com o climatologista sênior do Environment Canada, Dave Phillips.
"Esse foi realmente o inverno que não aconteceu", disse Phillips ao CP24. "Todos os meses foram mais quentes do que o normal."
O inverno ameno se deve ao padrão climático El Nino, que, segundo Phillips, está diminuindo, mas provavelmente permanecerá na primavera e no verão, e fará uma transição suave entre as estações.
LEIA TAMBÉM Impulsionada pela fumaça de incêndios florestais, qualidade do ar no Canadá é pior do que nos EUA
Em Regina, a sorveteria Milky Way deu as boas-vindas ao início da primavera ao abrir suas janelas na terça-feira, poucas horas antes do equinócio da primavera.
"Sentimos que representamos o primeiro sinal da primavera", disse a proprietária Anne Boldt, cuja meta anual é abrir antes da Páscoa, mas tudo depende do clima.
Normalmente, o doce no dia da inauguração é uma recompensa por ter sobrevivido a um inverno rigoroso e exaustivo, mas esse não foi o caso este ano.
"Eu sempre digo: 'aproveite o tempo, mas se preocupe com o clima'", disse Phillips. "Sabemos que a mudança climática faz com que o clima extremo se torne mais extremo."
As implicações de um inverno seco provavelmente continuarão à medida que as províncias se preparam...
Saiba Mais