Justin Trudeau anuncia programa nacional de alimentação escolar para atender mais 400.000 crianças por ano
O governo liberal federal está finalmente cumprindo uma promessa de campanha eleitoral feita há anos, com a Vice-Primeira-Ministra e Ministra das Finanças, Chrystia Freeland, comprometendo-se a alocar $1 bilhão em cinco anos para financiar um novo programa nacional de alimentação escolar. O anúncio foi feito nessa segunda-feira.
O financiamento, a ser incluído no próximo orçamento de 16 de abril, será lançado com o objetivo de expandir os programas de alimentação escolar existentes, fornecendo refeições a mais 400.000 crianças canadenses por ano.
Prometendo trabalhar com as províncias, territórios e parceiros indígenas na implementação, o governo federal está estruturando esse financiamento para oferecer uma rede de segurança para crianças e famílias que enfrentam insegurança alimentar.
Durante a campanha eleitoral de 2021, o governo federal prometeu "desenvolver uma Política Nacional de Alimentação Escolar e trabalhar para um programa nacional de refeições nutritivas nas escolas com um investimento de $1 bilhão em cinco anos".
Depois que a promessa foi mencionada no orçamento federal de 2022 sem nenhum financiamento anexado, e deixada de fora novamente em 2023, os defensores alertaram que o futuro da capacidade das escolas de continuar oferecendo refeições aos alunos estava em perigo devido a um influxo de alunos que acessam os programas de alimentação escolar e ao aumento vertiginoso dos custos dos alimentos sem aumentos proporcionais no financiamento do programa.
Citando a inflação dos preços dos alimentos e estudos que indicam que os canadenses estão mudando seus hábitos alimentares como resultado dessas tensões econômicas,...
Saiba Mais