Incêndios em baterias de bicicletas elétricas estão aumentando em todo o Canadá, alertam bombeiros
Os incêndios causados por baterias de íons de lítio estão aumentando em todo o Canadá, de acordo com a organização que representa os chefes dos bombeiros do país, o que levou a alertas dos serviços de bombeiros, advogados especializados em lesões e até mesmo da Health Canada.
Toronto registrou um aumento de 90% no número de incêndios envolvendo as baterias recarregáveis em 2023 - um total de 55 incêndios, em comparação com 29 no ano anterior - e as baterias foram uma das principais causas de incêndios em Vancouver naquele ano.
É um fenômeno que Ken McMullen, presidente da Associação Canadense de Chefes de Bombeiros, diz que os serviços de bombeiros estão relatando em cidades grandes e pequenas em todo o país, e a maioria dos casos tem uma origem comum.
"O que estamos vendo mais são os dispositivos de mobilidade elétrica e os mais comuns que vêm à mente são as e-bikes, e-scooters e dispositivos eletrônicos de uma roda", disse McMullen ao CTV News.
'Extremamente agressivo'
As baterias de íon-lítio são baterias recarregáveis usadas em carros elétricos, bicicletas elétricas, laptops e telefones celulares, além de outros eletrônicos. Elas são mais facilmente danificadas do que outros tipos de baterias e podem explodir ou entrar em combustão quando danificadas ou usadas de forma inadequada, graças a um processo chamado de fuga térmica.
Os incêndios resultantes, disse McMullen, "são extremamente agressivos e voláteis no sentido de que ocorrem muito rapidamente".
Além disso, McMullen disse que eles costumam ser difíceis de...
Saiba Mais