Ministro da Saúde canadense propõe mudanças no atendimento odontológico para 'atrair' dentistas
O Ministro da Saúde, Mark Holland, anunciou ajustes no novo plano de atendimento odontológico de Ottawa nessa quarta-feira, em uma tentativa de conseguir a participação de mais dentistas, higienistas e prestadores de serviços de saúde bucal.
As associações de dentistas e higienistas afirmam que seus membros têm demorado a se inscrever para prestar atendimento no novo programa federal, embora 1,7 milhão de idosos já tenham se inscrito.
Elas citam preocupações sobre o valor que o governo planeja reembolsar pelos serviços e sobre a carga administrativa que o programa imporá às suas equipes.
Os federais afirmam que 5.000 prestadores de serviços odontológicos - incluindo dentistas, higienistas e denturistas - já se inscreveram até o momento.
Depois de mais consultas, o governo permitirá que os prestadores de serviços façam a cobrança direta dos serviços com base em cada pedido, sem se inscreverem no programa, a partir de julho, disse Holland.
"Acho que isso expandirá enormemente o número de pessoas participantes."
O programa odontológico de $13 bilhões é um elemento-chave do acordo que os liberais fizeram com o NDP há dois anos para evitar uma eleição antecipada, e espera-se que ofereça cobertura odontológica a até 9 milhões de famílias de baixa e média renda quando estiver totalmente implementado em 2025.
O atraso nas inscrições de dentistas inspirou novos ataques da oposição por parte dos conservadores, que até o momento não se manifestaram sobre o programa odontológico.
"O desastre do atendimento odontológico deles está deixando os canadenses na mão", acusou...
Saiba Mais