Casos de dengue chegam a 5,2 milhões nas Américas e surto ultrapassa recorde anual
Os casos de dengue estão aumentando nas Américas, com mais de 5,2 milhões de casos notificados até esta semana, ultrapassando o recorde anual estabelecido em 2023, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
A porta-voz da OPAS, Ashley Baldwin, disse que 5.214.480 casos de dengue foram registrados nas Américas até quarta-feira. Em todo o ano de 2023, o número total de casos registrados na região foi de 4.572.765.
"Estamos em uma situação de emergência por causa da dengue", disse o diretor da OPAS, Jarbas Barbosa, em uma coletiva de imprensa na quinta-feira.
Os países do hemisfério sul foram os mais atingidos até o momento, sendo o Brasil responsável pela maioria dos casos. Em fevereiro, o Rio de Janeiro declarou estado de emergência de saúde pública em meio a um pico de casos.
No Peru, 20 das 25 regiões do país estão sob alerta de saúde devido à epidemia, que aumentou para mais de 134.000 casos, informou o governo esta semana.
A situação parece ter se estabilizado nas últimas semanas em alguns pontos críticos da América do Sul, mas a OPAS alertou que outros países da região, inclusive os do hemisfério norte, devem se preparar para a chegada da primavera e das temperaturas mais quentes.
"A maioria dos casos no hemisfério sul ocorre na primeira metade do ano, e a maioria dos casos no hemisfério norte ocorre na segunda metade do ano", disse Baldwin. "Até o momento, neste ano, observamos um pico de casos no sul, e...
Saiba Mais