Rompimento de barragem após fortes chuvas deixam ao menos 35 mortos no Quênia
Pelo menos 35 pessoas morreram e dezenas de outras estão desaparecidas após o rompimento de uma barragem no sul do Quênia, destruindo casas e veículos enquanto o país enfrenta semanas de fortes chuvas e enchentes devastadoras.
As equipes de resgate estão escavando a lama e os escombros tentando encontrar sobreviventes perto de Mai Mahiu, no condado de Nakuru, no Quênia, segundo disse a governadora Susan Kihika à CNN, alertando que o número de mortos pode aumentar significativamente.
O incidente ocorre num momento em que as inundações cobriram grandes áreas do Quênia, matando pelo menos 103 pessoas e forçando milhares de residentes a abandonarem as suas casas desde março, disse o porta-voz do governo, Isaac Maigua Mwaura, nesta segunda-feira (29).
Em Mai Mahiu, Kihika disse que uma situação grave estava se desenrolando à medida que as enchentes arrastavam pessoas e casas.
“Estamos tentando controlar a situação, mas é um pouco esmagadora, mas estamos fazendo o melhor que podemos, especialmente para alcançar aqueles que foram levados, porque esperamos que alguns ainda estejam vivos”, disse Kihika.
O acesso a Mai Mahiu, 32 quilômetros a norte da capital Nairóbi, foi difícil porque parte da estrada foi cortada devido às fortes chuvas recentes, disse Kihika. As equipes estão limpando os escombros enquanto tentam alcançar os sobreviventes e retirar os corpos, acrescentou ela.
Na segunda-feira, a Sociedade da Cruz Vermelha do Quênia disse que várias pessoas foram levadas para uma unidade de saúde em Mai Mahiu devido às inundações repentinas que afetaram a aldeia...
Saiba Mais