Liberdade de expressão está sob ameaça para mais da metade dos canadenses, sugere nova pesquisa
Uma nova pesquisa sugere que a maioria dos canadenses acha que seu direito à liberdade de expressão está em perigo.
A pesquisa on-line do Leger revelou que 57% dos entrevistados disseram que a liberdade de expressão no Canadá está ameaçada.
Desses, 34% disseram que ela está “um pouco” ameaçada, enquanto 23% disseram que consideram a ameaça grave.
Cerca de 36% disseram que seus direitos de liberdade de expressão não estavam em perigo, enquanto 7% disseram que não sabiam ou não responderam.
Três em cada quatro entrevistados - 76% - disseram que atualmente se sentem à vontade para expressar suas opiniões, mas apenas 71% quando se trata de assuntos mais controversos, como aborto, controle de armas e imigração.
Os sentimentos dos entrevistados sobre a questão da liberdade de expressão se dividiram nitidamente ao longo de linhas políticas conhecidas.
Entre os que disseram que planejam votar nos conservadores na próxima eleição federal, 76% disseram que temem que a liberdade de expressão esteja em perigo no Canadá.
Entre os possíveis eleitores liberais, 61% disseram que não acham que a liberdade de expressão está ameaçada, enquanto os partidários do Novo Partido Democrata ficaram quase igualmente divididos.
O líder conservador Pierre Poilievre frequentemente acusa o primeiro-ministro Justin Trudeau de censurar opiniões que não lhe agradam, um argumento que ele usou para denunciar a proposta do governo de Lei de Danos On-line.
A legislação tornaria as empresas de mídia social mais responsáveis pela proteção dos usuários - especialmente os menores de...
Saiba Mais