Brasileira é professora de português em universidade canadense
Enquanto brasileiros que vivem no Canadá, a língua é provavelmente o elo mais forte que nos une enquanto comunidade. Mas você sabia que os canadenses também podem estudar português no ensino superior canadense?
A Dra. Cátia Braga Martins é a única professora brasileira do programa de Português e estudos luso-brasileiros na Universidade de York, em Toronto, onde defende a perspectiva multicultural no ensino da língua. Em sua pesquisa de pós-doutorado, estudou ensino de língua portuguesa e diáspora no Canadá.
“A melhor parte de ser professora é possibilitar a imersão dos alunos canadenses nos contextos diversos e multiculturais das comunidades de língua portuguesa, africanas, brasileiras e portuguesas. É uma luta política o reconhecimento da importância de estudar uma língua que é multicultural, diversa e que demonstra a representatividade das diferentes culturas e povos dentro de uma mesma língua portuguesa. Se consideramos o Canadá como um lugar de neutralidade dessas diferentes forças sob a língua, precisamos defender a perspectiva multicultural das comunidades de língua portuguesa”, afirma Cátia.
No dia 5 de maio comemoramos o Dia Mundial da Língua Portuguesa.
Com aproximadamente 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é o quinto idioma mais falado do mundo, em boa parte por causa dos brasileiros, que somam a maior parte desses falantes (220 milhões só no Brasil). Essa língua que nos une também é o idioma oficial de Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, todas na África. Também é possível encontrar comunidades de falantes de português em Macau,...
Saiba Mais