Economia canadense estável, mas riscos permanecem, alerta Banco do Canadá
O Banco do Canadá afirma que o sistema financeiro canadense é estável, mas os riscos permanecem devido aos custos de serviço da dívida entre as famílias e as empresas e às avaliações esticadas dos ativos financeiros.
O banco central divulgou seu Relatório de Estabilidade Financeira na quinta-feira, que avalia os riscos e a estabilidade do sistema financeiro canadense.
“No ano passado, as famílias, empresas, bancos e outras instituições financeiras tomaram medidas proativas para se ajustar às taxas de juros mais altas e para enfrentar os choques econômicos”, disse o governador do Banco do Canadá, Tiff Macklem, durante comentários preparados em Ottawa. “A segunda mensagem é que esse ajuste ainda tem um caminho a percorrer e continua a apresentar riscos para a estabilidade financeira.”
Setor não bancário
O banco central destaca que as avaliações de ativos estendidas são um risco para o sistema financeiro. Entre os participantes não bancários, como os fundos de pensão e os fundos de hedge, aumentaram significativamente sua alavancagem em 30% nos últimos 12 meses.
“Isso aumenta o risco de uma correção acentuada que poderia gerar estresse em todo o sistema”, disse Macklem. “O recente aumento no uso de alavancagem no setor financeiro não bancário poderia ampliar os efeitos de tal correção.”
Entre as empresas pesquisadas pelo banco central em sua Pesquisa do Sistema Financeiro, os gestores de ativos indicaram que aumentaram sua liquidez. Mais da metade dos gestores de ativos transferiu seus investimentos para títulos públicos desde 2022.
No entanto, o relatório ressalta que,...
Saiba Mais