Em meio a temor de nova cheia histórica, nível do Guaíba sobe a 4,71 metros
O nível do rio Guaíba continua subindo nessa segunda-feira (13). Segundo a última atualização da prefeitura de Porto Alegre (RS), o rio alcançou nesta manhã a marca de 4,71 metros, nove centímetros a mais do que o registrado na medição feita no domingo (12), de 4,62 metros.
O aumento do nível do rio já era esperado pelas autoridades e especialistas, visto que as chuvas persistiram no estado todo ao longo do fim de semana.
Em entrevista à CNN, o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), disse que o nível do lago Guaíba deve voltar a passar os cinco metros.
“Ele deve passar dos cinco metros e deve acontecer algo que chegue no ápice dessa subida do Guaíba entre terça e quarta-feira”, disse Souza em entrevista neste domingo (12).
Caso o Guaíba chegue a 5,5 metros, o nível já seria 2,5 metros maior que o de inundação, que é de 3 metros.
O pico registrado até o momento ocorreu no último domingo (5), com a máxima histórica de 5,33 metros, 58 centímetros acima do recorde anterior, de 4,75 metros, registrado em 1941.
Previsões da Universidade Federal do Rio Grande do Sul divulgadas no domingo (12), corroboram as declarações do vice-governador e preveem que o nível da água pode chegar a 5,5 metros nos próximos dois dias.
Maio mais chuvoso
Porto Alegre enfrenta os primeiros 12 dias de maio mais chuvosos desde 1961, de acordo com a Climatempo. O total acumulado do primeiro dia do mês...
Saiba Mais