Imigração do Canadá vai abrir caminho para recém-chegados sem status oficial, porém quer acelerar deportações em outros casos
O primeiro-ministro Justin Trudeau diz que alguns imigrantes no Canadá que não têm status oficial precisam de um caminho para ajudá-los a ficar, enquanto em outros casos Ottawa deve acelerar os procedimentos de deportação.
Seus comentários foram feitos quando os defensores das minorias sexuais e de gênero disseram que a falta de um programa de regularização está deixando as pessoas sem status oficial no Canadá sujeitas à exploração.
“As pessoas que não estão aqui regularmente precisam ser apoiadas e cuidadas”, disse Trudeau nessa sexta-feira em Winnipeg.
“É preciso que haja um caminho para a regularização e a cidadania, e sei que o ministro (da imigração) está trabalhando nisso. Em alguns casos, precisamos acelerar os processos de deportação”.
Os liberais prometeram, no final de 2021, “explorar maneiras de regularizar o status dos trabalhadores sem documentos que estão contribuindo para as comunidades canadenses”. Trudeau disse que não tinha um cronograma para quando isso será realmente colocado em prática.
O Ministério da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá define os indocumentados como aqueles que ultrapassaram o prazo de validade de um visto temporário, permaneceram no Canadá após um pedido de asilo rejeitado ou chegaram ao Canadá sem entrar em contato com as autoridades
O gabinete do Ministro da Imigração, Marc Miller, disse na sexta-feira que ele está no caminho certo para apresentar uma proposta a seus colegas ministros antes que o Parlamento saia para as férias de verão no próximo mês.
“Há um equilíbrio para garantir que a integridade do...
Saiba Mais