Canadenses comemoram o 80º aniversário do Dia D em Juno Beach, na Normandia
O sol brilhava nas praias da Normandia na manhã dessa quinta-feira, quando uma cerimônia canadense para comemorar o 80º aniversário do Dia D começou em Courseulles-sur-Mer, na França.
O primeiro-ministro Justin Trudeau, seu colega francês Gabriel Attal e o príncipe William estavam entre os dignitários que visitaram Juno Beach, onde bandeiras com a Maple Leaf tremulavam em uma brisa suave.
Na primeira fila de uma multidão de milhares de pessoas estavam 13 veteranos canadenses em uniforme militar, o mais velho deles com 104 anos de idade, que sobreviveram ao esforço de guerra na mesma praia há tantas décadas.
“Não há palavras para descrever a imensidão da dívida que temos com vocês”, disse Trudeau a eles, ao fazer um discurso que destacou o papel extremamente importante que o Canadá teve no esforço dos Aliados.
Atrás dele, as águas do Canal da Mancha estavam calmas e um navio da marinha podia ser visto em alto-mar. Uma duna de areia estava coberta de rosas silvestres e outras flores e gramíneas.
Contra esse cenário tranquilo, Trudeau fez uma advertência.
“Nosso modo de vida não aconteceu por acaso e não continuará sem esforço”, disse ele.
"A democracia ainda está sob ameaça hoje. Ela é ameaçada por agressores que querem redesenhar as fronteiras. Está ameaçada pela demagogia, desinformação, desinformação e interferência estrangeira."
Ele disse que o mundo deve aos veteranos que tanto se sacrificaram por nossa liberdade coletiva continuar defendendo a democracia todos os dias.
Em seu próprio discurso, o primeiro-ministro...
Saiba Mais