Greve ferroviária iminente pode causar escassez de carne e gasolina no Canadá
Com o avanço a uma possível greve ou lockout nas duas maiores ferrovias do Canadá, os canadenses estão se preparando para suas consequências - desde um golpe em seus bolsos até uma possível escassez de carne, carros e gasolina.
A Canadian Pacific Kansas City (CPKC) Ltd. e a Canadian National Railway Co. (CN) estão enfrentando a possibilidade de uma paralisação sem precedentes nesta quinta-feira, caso não consigam chegar a um acordo com os trabalhadores representados pela Teamsters Canada Rail Conference. Como mais da metade das exportações do país é feita por ferrovia, transportando mais de $1 bilhão em mercadorias por dia, a iminente interrupção do trabalho em ambas as empresas pode significar problemas para os canadenses.
As duas principais ferrovias já interromperam as remessas que precisam de temperaturas mais frias, como as de carne. Uma interrupção contínua no serviço causará "danos sem precedentes" ao setor de carnes do Canadá, de acordo com o CEO do Canadian Meat Council, Chris White, com algumas fábricas de processamento prevendo perdas de até US$ 3 milhões por semana.
Para os canadenses, essa ruptura no setor de carnes pode se refletir nas prateleiras dos supermercados, diz Daniel Tsai, advogado e professor de administração da Toronto Metropolitan University, que também é editor da ConsumerRights. "Acho que os efeitos podem ocorrer em uma semana, talvez duas semanas", diz ele. "Talvez você não veja isso no bolso imediatamente, mas com o passar do tempo, você começará a ver escassez e provavelmente aumentos de preços."
Uma possível paralisação do...
Saiba Mais