Aurora boreal poderá ser vista em todo o Canadá nesta semana
As luzes do norte, também conhecidas como Aurora Boreal, poderão ser vistas na maior parte do Canadá esta semana.
Uma previsão da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) mostra que a exibição deslumbrante deve chegar bem abaixo do paralelo 49, criando uma alta probabilidade de atividade de aurora diretamente acima da cabeça em grande parte de B.C., Alberta, Saskatchewan, Manitoba, Quebec e os territórios. Espera-se que partes do norte de Ontário, do Canadá Atlântico e dos EUA também vejam as luzes.
A previsão indicava visibilidade nessa quinta-feira, mas é possível que haja também durante o fim de semana, segundo algumas previsões.
Com condições de claridade e escuridão e uma visão desobstruída do horizonte norte, as auroras também poderão ser vistas mais longe, em lugares como o sudoeste de Ontário e a Nova Escócia. De acordo com a NOAA, quase todo o Canadá está dentro da “linha de visão” desta noite.
O aumento da atividade solar nesta semana já levou a exibições coloridas em todo o país, inclusive em Alberta, Saskatchewan, Ontário e Quebec.
A NOAA classifica o evento como quatro das cinco tempestades geomagnéticas que podem causar impactos “graves” nas redes de energia, nas operações de espaçonaves e nos sistemas de navegação por satélite.
A poderosa tempestade solar atingiu a Terra às 11h17 EDT de quinta-feira.
“A exibição será visível de todo o Canadá, mas para os centros populacionais no sul e no leste de Ontário, ela aparecerá...
Saiba Mais