Faz o Pix: Canadá tem interesse em replicar plataforma de pagamentos instantâneos brasileira
O Canadá está interessado em desenvolver um sistema de transferência de dinheiro similar ao popular “Pix” brasileiro, inaugurado em 2020. A informação foi compartilhada pelo presidente do Banco Central do Brasil (BC), Roberto Campos Neto, em reportagem do jornal Estado de S. Paulo.
O Pix é uma forma de pagamento instantâneo e transferências rápidas, realizadas em qualquer hora do dia, todos os dias da semana, de acordo com informações do BC. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, poupança ou conta de pagamento. No Brasil, o novo sistema de pagamentos instantâneos é utilizado por mais de 770 instituições.
Fácil, prático e sem taxas para o usuário, o sucesso do Pix no Brasil é enorme. Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), citada na matéria do Estadão, há mais “chaves” do Pix do que habitantes no país. São 478 milhões chaves de acesso, ou mais do que o dobro da população do Brasil – 212,7 milhões de pessoas hoje em dia.
O sistema brasileiro foi enaltecido por instituições estrangeiras como o BIS – Bank for International Settlements (Banco de Compensações Internacionais), responsável pela supervisão bancária mundial, ou em termos genéricos, um banco central dos bancos centrais.
O BIS ressaltou “os menores custos e maior inclusão financeira” com o Pix, o que colocou a...
Saiba Mais