Máscaras podem ajudar a nos proteger da fumaça dos incêndios florestais? Especialistas explicam
Os incêndios florestais continuam a queimar em várias províncias do Canadá e os céus estão esfumaçados em partes do país, levando as autoridades de saúde a recomendar o uso de máscaras para evitar a inalação de fumaça nociva.
O ministro da Saúde, Jean-Yves Duclos, diz estar sentindo os impactos do ar esfumaçado e incentivou as pessoas, especialmente aquelas com problemas respiratórios pré-existentes, a usar uma máscara N95.
“Assim, para todas essas pessoas, inclusive outras que queiram se proteger contra as más consequências do ar de má qualidade, o uso da máscara N95 é o procedimento recomendado pelas autoridades de saúde”, afirmou Duclos.
Ele observou que embora usar uma máscara seja uma escolha pessoal, ele ainda recomenda que os canadenses usem uma se estiverem ao ar livre, pois a qualidade do ar está entre as piores do mundo.
“Mas também sabemos que essas consequências serão piores, pois a extensão da má qualidade do ar continua. Os bombeiros e outras autoridades de saúde nos disseram que, infelizmente, a situação vai continuar por mais alguns dias”.
Prejudicial
Na noite dessa quarta-feira, várias grandes cidades do país relataram risco de moderado a alto no Índice de Qualidade do Ar, incluindo Vancouver, Edmonton, Saskatoon, Regina, Toronto e Ottawa.
O que é especialmente prejudicial sobre a qualidade atual do ar na maioria das regiões são as partículas extremamente pequenas – chamadas de partículas finas – que podem viajar para os pulmões quando respiramos, explica Joe Fida, CIO da empresa canadense de purificadores...
Saiba Mais