Relações entre Canadá e Rússia 'à beira de serem rompidas', ameaçam russos
O governo da Rússia está alertando que as relações com o Canadá estão "à beira de serem rompidas" depois que o governo federal canadense agiu para confiscar um avião de carga russo.
O primeiro-ministro Justin Trudeau visitou a Ucrânia no fim de semana, onde anunciou que o Canadá apreendeu oficialmente o avião Antonov AN-124, registrado na Rússia, de propriedade da Volga-Dneper, que está parado na pista do Aeroporto Internacional Pearson de Toronto desde fevereiro de 2022.
"Percebemos este ato como um roubo cínico e sem vergonha", disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia em um comunicado.
Há um ano, o Canadá se tornou o primeiro país do G7 a promulgar uma lei que permite a Ottawa não apenas apreender bens mantidos por pessoas sancionadas, mas também confiscar o dinheiro e desviá-lo para vítimas de um regime sancionado.
A lei continua sem uso, mas Trudeau disse que Ottawa planeja iniciar um processo para transferir o avião para a Ucrânia ou vendê-lo por dinheiro que apoiaria a recuperação do país.
"Vamos fazer isso o mais rápido possível, mas posso dizer que os ucranianos estão muito satisfeitos com o início do caminho", disse Trudeau no sábado durante uma visita surpresa a Kiev.
O Antonov AN-124 é uma das maiores aeronaves do mundo, e Ottawa teme que a Rússia possa usá-la para entregar suprimentos militares em sua invasão da Ucrânia.
O governo apreendeu oficialmente a aeronave por meio de uma ordem do gabinete de 8 de junho.
Saiba Mais