Taxa de inflação do Canadá cai para 2,8%, mesmo com preços dos alimentos permanecendo 'nas alturas'
A taxa de inflação do Canadá caiu para 2,8% em junho, colocando-a dentro da meta do Banco do Canadá pela primeira vez em mais de dois anos.
A desaceleração foi ampla, embora os preços mais baixos da gasolina em comparação com o ano passado tenham liderado a desaceleração.
Os dados foram divulgados nessa terça-feira pelo Statistics Canada em seu relatório de índice de preços ao consumidor.
Mas os canadenses continuam pagando preços substancialmente mais altos pelos mantimentos, já que os preços subiram 9,1% ano a ano, um pouco mais rápido do que em maio.
A taxa de inflação anual foi de 3,4% em maio. A última vez que caiu abaixo de 3% foi em março de 2021.
No entanto, nem tudo são boas notícias no que diz respeito à inflação. As medidas centrais da inflação, que eliminam a volatilidade, não diminuíram tanto.
LEIA TAMBÉM Canadá lança permissão de trabalho para portadores de visto H-1B dos EUA e aqui está o que você precisa saber
O Banco do Canadá presta muita atenção às suas principais medidas de inflação preferidas para avaliar as pressões de preços subjacentes. Essas medidas estão oscilando entre 3,5 e 4%.
"Algumas boas notícias, algumas más notícias, eu acho, dependendo de como você quer lê-las", disse Benjamin Reitzes, diretor administrativo da BMO para taxas canadenses e macro estrategista.
"Mas chega de sinais encorajadores, acho que para deixar o banco um pouco mais confortável na margem, pelo menos com a...
Saiba Mais