Desemprego sobe para 5,5% no Canadá, com criação de vagas de trabalho abaixo do crescimento populacional
O mercado de trabalho do Canadá está diminuindo à medida que a taxa de desemprego aumenta pelo terceiro mês consecutivo, oferecendo algumas evidências de que a economia está finalmente desacelerando.
O Statistics Canada divulgou nessa sexta-feira que o emprego mudou pouco em julho, caindo em 6.400 novas vagas abertas. Enquanto isso, a taxa de desemprego subiu para 5,5%, enquanto a economia luta para criar empregos suficientes para acompanhar o ritmo de crescimento populacional.
A agência federal diz que as perdas de empregos no mês passado foram lideradas pela indústria da construção, enquanto os maiores ganhos de empregos foram feitos em saúde e assistência social.
O mês de maio foi um divisor de águas no mercado de trabalho: a taxa de desemprego subiu pela primeira vez em nove meses. Antes disso, a taxa de desemprego pairava em 5%, um pouco acima da mínima histórica de 4,9% atingida no verão passado.
Como a população do Canadá continua a crescer rapidamente, o aumento do desemprego sinaliza que a economia não está criando empregos suficientes para absorver uma força de trabalho maior.
"Vimos um aumento consistente no número de pessoas sem emprego no Canadá, mas pessoas que ainda estão na força de trabalho", disse James Orlando, diretor de economia da TD.
As vagas de emprego também diminuíram no país, dando mais um sinal de que o mercado de trabalho está se afrouxando.
Orlando diz que o alto crescimento populacional está ajudando a economia a se manter à tona, à...
Saiba Mais