Crise imobiliária em Toronto: Conselho Municipal aprova aumento do imposto sobre casas vagas
O Conselho Municipal de Toronto votou nessa quarta-feira para aumentar o imposto sobre casas vazias de 1% para 3%, enquanto a cidade tenta enfrentar a crise habitacional.
"Os custos de moradia são incrivelmente altos, e é por isso que a moradia é o primeiro item a ser apresentado ao Conselho Municipal hoje", disse a prefeita Olivia Chow aos repórteres antes da reunião do conselho nessa quarta-feira. "Estamos pedindo aos especuladores que estão deixando unidades, unidades de apartamentos vazios em meio a uma crise habitacional, que paguem um pouco mais".
"E vamos colocar [essa arrecadação] em um programa para comprar edifícios da cidade. Esses prédios podem ser mais antigos, mas são prédios econômicos. Queremos proteger esses edifícios para que possamos disponibilizá-los para as pessoas e garantir que os locatários tenham casas acessíveis para sempre".
Uma moção de Chow para transferir qualquer receita adicional gerada pelo Vacant Home Tax de 2023 para o programa Multi-Unit Residential Acquisition (MURA) foi aprovada por 23 votos a 1.
O programa foi criado para preservar a oferta existente de moradias de aluguel a preços acessíveis na cidade, fazendo com que a cidade compre edifícios de aluguel no mercado que correm o risco de serem convertidos em condomínios.
O imposto sobre imóveis vagos exige que os proprietários de imóveis residenciais em Toronto façam uma declaração anual sobre se seu imóvel estava vago ou ocupado a cada ano. Ele exige que os proprietários paguem um imposto de um por cento sobre o valor avaliado de sua propriedade...
Saiba Mais