Brasileiras empreendem e movimentam “mercado da saudade” em Ottawa
Empreendedoras brasileiras que moram na região de Ottawa-Gatineau têm se destacado no que se chama “mercado da saudade”, como é chamado o comércio de produtos típicos de um país para as comunidades dele que vivem no estrangeiro. Em busca de conquistar seu espaço aqui, essas mulheres têm conseguido inclusive expandir o negócio para além da comunidade brasileira local e caíram no gosto dos canadenses vendendo produtos como pão de queijo, brigadeiro e açaí. Conheça algumas dessas histórias.
A confeiteira aracajuense Bianca Batalha, 41 anos, inaugurou a loja BLanca Desserts em Gatineau em 2020, no início da pandemia. Além de brigadeiros, bolos e bolos de pote, a empresária também vende no espaço produtos de mercearia brasileiros, como farofa e pé de moleque. Apesar do apelo, a maioria dos seus clientes não é brasileiro.
“Eles amam brigadeiro, ensinamos eles a gostarem”, conta Bianca, que agora está investindo em ministrar cursos de confeitaria brasileira com ingredientes locais, do Canadá.
Em 2021, Bianca foi a primeira latina a ganhar o prêmio de Mulher de Influência da Câmara do Comércio de Gatineau, concedido com votação popular. Depois disso, ela deu várias entrevistas para a TV canadense.
“É um desafio enorme porque a mulher tem vários papeis: esposa, mãe, profissional, empreendedora. Fazemos muitas coisas ao mesmo tempo. Mas ao mesmo tempo eu gosto de falar com as mulheres porque elas são empreendedoras completas e sensíveis”, afirma Bianca, que tem três filhos, de 12, 10 e 6 anos.
Pão de...
Saiba Mais