Estudantes internacionais enfrentando crescente sofrimento mental no Canadá, alertam especialistas
Quando Gobindbir Singh descreve o estresse a que estão submetidos os estudantes internacionais, ele se lembra de um jovem que ligou chorando.
Sem condições de pagar a mensalidade do semestre seguinte, o aluno disse que seus pais estavam vendendo a casa na Índia e que o dinheiro ainda não era suficiente.
Ele pediu dinheiro emprestado a amigos e tentou obter uma prorrogação da faculdade.
Completamente desesperado, ele recorreu à Khalsa Aid Canada.
"Ele literalmente chorou ao telefone", disse Singh, gerente de projetos da organização em Ottawa, que apoia estudantes estrangeiros fornecendo mantimentos gratuitos uma vez por mês e casacos de inverno.
"Ele disse: 'Já tentei de tudo, e vocês são o último recurso'".
A história é um exemplo das situações difíceis em que os estudantes internacionais estão se encontrando à medida que o custo de vida dispara no Canadá e fica mais difícil para os recém-chegados encontrarem trabalho.
Esses desafios se tornaram mais perceptíveis à medida que o número de estudantes internacionais no país aumentou nos últimos anos.
Em 2023, mais de 900.000 estudantes estrangeiros tinham vistos para estudar no Canadá - mais do que o triplo do número de 10 anos atrás.
As instituições pós-secundárias e os formuladores de políticas estão enfrentando um escrutínio significativo sobre esse aumento, pois as faculdades e universidades usam cada vez mais as mensalidades dos estudantes internacionais para complementar o financiamento inadequado do governo.
Enquanto isso, estão surgindo mais histórias de estudantes...
Saiba Mais