Um dia para se orgulhar
As cores de Portugal tomaram conta da Dundas Street West, em Toronto, no dia 08 de junho, mas não estavam sozinhas.
Sempre que o vento daquela manhã agradável de primavera movimentava a bandeira do país europeu, lado a lado via-se também o símbolo canadense, com seu branco e vermelho vívido. As duas nações se mesclaram no tradicional Portugal Day Parade, ou Parada do Dia de Portugal, no bom e velho português.
A mudança de horário, das 11h para as 9h da manhã, não intimidou os participantes, que acordaram mais cedo para celebrar. Quem também pulou da cama foram os moradores das ruas por onde o desfile passou. Das sacadas e janelas, era possível notar a alegria e receber os aplausos de quem assistiu a tudo como que em camarotes.
Mesmo com dificuldade de locomoção, dona Laura Lourenço, que tem quase 80 anos, fez questão de prestigiar os conterrâneos. “Esse dia me lembra meu querido Portugal e o tempo em que eu trabalhava naqueles campos. Também trabalhei muito aqui no Canadá quando cheguei. Esse país, de forma especial, acolheu a mim e aos meus filhos, que vieram pra cá ainda pequenos, um rapaz e quatro moças”, disse.
Judite Silva é uma das filhas da dona Laura. Ela contou que a família se mudou para o Canadá há 40 anos. “É muito bom estar aqui me lembrando de casa, de onde vim, para nunca me esquecer das minhas raízes”, declarou a ajudante de dentista. Esse orgulho...
Saiba Mais