Milhares de estudantes internacionais perdem o semestre de outono em meio a incertezas e atrasos nos vistos
Milhares de estudantes internacionais que deveriam estudar em três faculdades de Ontário estão perdendo o semestre de outono, depois que Ottawa anunciou que tornaria ainda mais rigoroso o sistema de permissão de estudos do Canadá.
Algumas autoridades escolares estão atribuindo o drástico declínio nas matrículas a um efeito inibidor criado pela política do governo federal e aos atrasos nos vistos resultantes de uma abordagem mais rigorosa.
Lawrence College, em Kingston, Ontário, disse que sua faculdade esperava 1.600 novos alunos estrangeiros neste outono, mas apenas 775 estão matriculados em cursos.
“Isso não é normal”, disse Vollebregt, que confirmou que muitos dos alunos tiveram problemas para obter seus vistos a tempo e que a faculdade aprovou pedidos de adiamento para cerca de um terço dos alunos.
“Isso é (...) um resultado direto de algumas das decisões políticas federais que temos visto acontecer.”
Ottawa anunciou em janeiro que limitaria as permissões de estudos internacionais em 2024.
No mês passado, o Ministro da Imigração, Marc Miller, anunciou que reduziria o limite em mais 10%, o que significa que cerca de 300.000 autorizações a menos seriam emitidas nos próximos anos. O Canadá planeja um limite de 437.000 autorizações de estudo em 2025 e 2026.
Vollebregt disse que a política significa que a marca do Canadá como destino educacional foi afetada. “Essencialmente, é o Canadá dizendo que está fechado para negócios”, disse ele.
Michael McDonald, diretor de relações governamentais e políticas da Colleges and Institutes Canada, disse que as faculdades expressaram profunda...
Saiba Mais