Veja como o novo limite de visto para estudantes internacionais no Canadá pode afetar o preço dos aluguéis
O novo limite do Canadá para vistos de estudantes internacionais esfriará a alta demanda por unidades de aluguel e diminuirá a taxa de aumento dos aluguéis, mas não será necessariamente um fator importante para solucionar a crise de acessibilidade habitacional do país, dizem especialistas.
"Acho que o que veremos é que o impacto será um pouco lento e silencioso", disse Steve Pomeroy, professor do setor na rede de pesquisa Canadian Housing Evidence Collaborative da Universidade McMaster, ao CTV News. Pomeroy também é pesquisador sênior do Centro de Pesquisa e Educação Urbana da Universidade de Carleton.
"Limitar o número de estudantes e gerenciar melhor a demanda ajudará a diminuir a taxa de aumento dos aluguéis", acrescentou ele. "Isso não necessariamente reduzirá os aluguéis ou os tornará mais acessíveis."
Para que os aluguéis sejam mais baixos, disse Pomeroy, a demanda precisa ser reduzida e a oferta expandida para que as taxas de vacância de aluguel fiquem bem acima de 3%. A taxa geral de vacância de aluguéis do país atingiu um novo mínimo de 36 anos de 1,5% em 2023, de acordo com um relatório da Canada Mortgage and Housing.
O limite afetará principalmente o mercado de aluguéis, uma vez que os estudantes estrangeiros e os trabalhadores estrangeiros temporários tendem a alugar em vez de ter casa própria.
"Eles (o governo federal) chegaram muito tarde ao jogo, mas pelo menos agora estão agindo da maneira certa", acrescentou Pomeroy, referindo-se à recente medida do governo para conter o...
Saiba Mais