Inglês X Português: Desafios da educação bilíngue são realidade dos pais brasileiros que vivem no Canadá
O dia a dia na casa das famílias brasileiras, que vivem na maior parte do Canadá, onde o idioma materno é a língua inglesa, e precisam lidar com os dilemas da educação bilíngue, do inglês e do português, pode ser considerado repleto de obstáculos, mas também de vantagens que serão refletidas no futuro das crianças.
Educar é a missão mais importante do ser humano e por si só já é uma tarefa desafiadora, mas engrandecedora. Ao morar em um país diferente do seu, de origem, os desafios aumentam já que as crianças aprendem em grande parte do Canadá, o inglês na escola, e os filhos de pais brasileiros, muitos deles, interagem em casa em português. Então, o bilinguismo é parte constante da jornada do imigrante, tanto desses pais e é claro dessas crianças, que estão em constante aprendizado.
E o idioma vai bem além de ser apenas um canal de comunicação, ou um instrumento de expressão, pois possui um caráter socio-cultural bem grande, que impacta nas relações humanas. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), os idiomas desempenham um papel na comunicação, na identidade, na integração social, na educação e no desenvolvimento.
O inglês é o mais falado no mundo, segundo a enciclopédia britânica. Cerca de 1 bilhão e 270 milhões de pessoas falam o idioma em todo o mundo, de acordo com dados de 2020. E também é considerado a língua franca global, adotada para a compreensão entre pessoas que não tem o mesmo...
Saiba Mais