Queda nos preços de aluguel traz boas oportunidades para inquilinos em Vancouver
O mercado imobiliário em Vancouver sempre foi considerado um dos mais disputados e valiosos do mundo. A razão é relativamente simples: muita demanda e pouca oferta de inventário, fazendo com que inquilinos tenham que competir às vezes com mais de trinta, quarenta interessados em um imóvel.
No entanto, com o início da pandemia de COVID-19 em março de 2020, o mercado imobiliário passou por diversas mudanças, como por exemplo, uma acentuada queda dos preços de imóveis para aluguel e venda.
Segundo estatísticas levantadas pelo site especializado liv.rent, os preços chegaram a sofrer queda de mais de 16%. Com isso, proprietários, que dependem largamente do mercado internacional e da chegada de estudantes, turistas e trabalhadores estrangeiros, passaram a sofrer com a pressão de imóveis vazios, mortgages (hipoteca) que não puderam ser negociados e uma crise no mercado imobiliário que a província de British Columbia não vivenciava há algum tempo.
Se antes os inquilinos sofriam com a concorrência para alugar um imóvel, hoje existe uma possibilidade de até negociar valores com os proprietários, além de um vasto inventário de propriedades para fazer a escolha certa.
Segundo o PadMapper, o aluguel de um apartamento de 1 quarto em Vancouver chegou a $1.980, valor mais baixo desde abril de 2017, quando este valor era $1.940.