Image

Victoria Day - saiba mais sobre o feriado do dia 23

Imagem não definida

Quem já procurou saber mais sobre o Canadá já deve ter ouvido falar sobre o Victoria Day. O feriado que celebra a monarquia canadense existe há séculos, e é comemorado em várias províncias do país.

O Victoria Day de 2022 cai na próxima segunda-feira, 23 de maio, e vamos falar um pouco mais sobre essa data, que passou de um evento militar para um feriado oficial em grande parte do Canadá.

E caso queira saber o que estará ou não aberto no dia, não se preocupe, pois também vamos falar um pouquinho disso. Vamos lá!


O que é o Victoria Day?

O Victoria Day é um feriado que comemora o aniversário da Rainha Victoria, e é comemorado em várias províncias do Canadá. Sua data não é fixa, mas sempre será numa segunda feira de maio, estendendo um dos finais de semana daquele mês.

Suas origens estão na época em que o Canadá era uma colônia inglesa. Lá atrás, havia o costume de celebrar o aniversário do seu governante de forma nacional. A ocasião era mais uma comemoração militar do que um feriado propriamente dito, quando os militares entravam em um treinamento compulsório anual.

Mas com as mudanças parlamentares no país, em meados do século XIX, uma forma de unir os canadenses ingleses com os franceses foi a criação de um feriado comemorando o aniversário da jovem Rainha Victoria, em 24 de maio. As comemorações começaram pequenas, mas foram crescendo com o passar dos anos.


Como o Victoria Day se tornou o que é hoje?

Com a morte de Victoria, a data se manteve como forma de honrar a contribuição da rainha para toda a nação, separando o aniversário do governante em uma data diferente. 

Porém, em 1952, no segundo ano de governo da Rainha Elizabeth II, o Victoria Day se tornou o aniversário oficial da rainha no Canadá, e ao invés de sempre ocorrer no dia 24 de Maio, passou a ser comemorado na primeira segunda feira antes do dia 25 de maio, se tornando assim uma “extensão” do fim de semana.

O Victoria Day é o que chamamos de statutory holiday, ou um feriado estatutário, o que significa que sua comemoração ou não depende de cada província. Em Quebec, o feriado é comemorado com o nome de National Patriots’ Day (Journée nationale des Patriotes).

As províncias e territórios que aderem ao Victoria Day como um feriado pago são:

  • Alberta
  • British Columbia
  • Manitoba
  • Ontario
  • Quebec
  • Saskatchewan 
  • Northwest Territories
  • Nunavut
  • Yukon

As províncias e territórios que não aderem ao Victoria Day como um feriado pago são:

  • Newfoundland and Labrador
  • New Brunswick
  • Nova Scotia
  • Prince Edward Island

Em Nova Scotia, o empregador poderá optar ou não sobre pagar o dia aos empregados. Prince Edward Island tem a data como feriado opcional, mas irá aderir a ele neste ano. Em Newfoundland and Labrador, o feriado é válido apenas para os funcionários públicos.


Quais locais estão abertos no Victoria Day?

Caso queira aproveitar o dia fora durante o feriado, lembre-se que muitos locais estarão fechados obrigatoriamente. Alguns deles incluem as instituições governamentais, bancos e bibliotecas. Outros locais podem ter horário de funcionamento variável.

A grande maioria das lojas de bebidas, por exemplo, terão seu horário de funcionamento reduzido de 11am até 6pm, horário comum para feriados. Outras lojas como shoppings, mercados e afins estarão operando com horário reduzido.

Alguns estabelecimentos maiores, como as lojas 7-Eleven e o Starbucks, estarão abertos 24 horas por dia. Serviços de transporte estarão em geral abertos, mas funcionando com horário reduzido.


Principais comemorações

O Victoria Day é dedicado à Rainha Victoria, mas é claro que outras coisas também são celebradas. O feriado obrigatoriamente estende um dos finais de semana, tornando-se assim uma folga estendida para muitos trabalhadores.

Durante a época, organizações governamentais também passam a exibir a bandeira do Reino Unido em sinal de comemoração. 

Muitas cidades sediam algum tipo de parada oficial dedicada à rainha, com a principal delas sendo na própria cidade de Victoria, British Columbia. Outras comemorações incluem shows de fogos de artifício pela noite e salvas de tiros em lugares como Toronto, em Ontario.

Ele é popularmente conhecido como o “May Long Weekend”, ou também como “May Two Four” em referência à data. Em locais como a província de Ontario, o Victoria Day também já foi referido como o “Firecracker Day”.


Saiba Mais
Jornalista formado pela Universidade Estadual Paulista, atualmente trabalhando como freelancer.

Destaques

Descontos em Parceiros

Clique no parceiro para gerar o Voucher de Desconto.
Copyrights © 2024 . All Rights Reserved.
Photo credit: Incedogroup.com, Freepik
contato@brasileiroscanada.com·