Montadora e governos do Canadá e Ontário fecham acordo para finalizar construção de "gigafábrica" em Windsor, ON
A montadora Stellantis chegou a um acordo com os governos federal e de Ontário sobre a construção de uma fábrica de baterias para veículos elétricos em Windsor.
A Stellantis e a LG Energy Solution disseram, nessa quarta-feira, que a construção da fábrica, chamada NextStar Energy, seria retomada imediatamente depois que eles chegaram a um acordo de financiamento "obrigatório" com os governos do Canadá e Ontário.
A Unifor, que representa os trabalhadores sindicalizados da Stellantis, disse em comunicado que saúda o acordo para retomar a construção da fábrica.
"Conhecíamos os altos riscos. Sabíamos que esses compromissos tinham que ser mantidos porque a alternativa seria impensável para tantos trabalhadores", disse a presidente da Unifor National, Lana Payne.
"Eu sei que o que ressoou em todas as partes foi a mensagem persistente de nosso sindicato de que milhares e milhares de meios de subsistência de trabalhadores estavam em jogo durante esta disputa".
Payne também agradeceu ao primeiro-ministro Justin Trudeau, ao primeiro-ministro de Ontário Doug Ford e à empresa "por chegar a esta importante conclusão e tomar as medidas necessárias para garantir a pegada de produção da Stellantis no Canadá".
Em comunicado, a vice-primeira-ministra Chrystia Freeland e o ministro da Inovação, Ciência e Indústria, François-Philippe Champagne, também confirmaram que um acordo foi alcançado.
"Este acordo é bom para os trabalhadores e é bom para o Canadá. Ele criará e garantirá milhares de empregos - tanto no setor automotivo quanto em indústrias relacionadas em todo o Canadá - e solidificará ainda mais...
Saiba Mais