Ontário e sindicato de professores do ensino secundário entram em 'acordo provisório' para evitar greve
O governo de Ontário anunciou que iniciará um processo com o sindicato dos professores do ensino secundário da província para evitar greves e manter as crianças na escola.
“Este acordo provisório estabelece um período de tempo para continuar a negociar de boa fé”, disse o ministro da Educação de Ontário, Stephen Lecce nessa sexta-feira.
“Se não for possível chegar a um acordo negociado, as partes entrarão em arbitragem vinculativa de interesses, que é uma abordagem justa e razoável para resolver todas as questões pendentes”.
Em um comunicado de imprensa emitido antes dos comentários de Lecce, a Federação de Professores do Ensino Secundário de Ontário (OSSTF) disse que os presidentes das suas unidades de negociação e os negociadores-chefe votaram “esmagadoramente” para entrar no processo na sexta-feira.
“Hoje representa um ponto crítico nesta ronda de negociações”, disse a presidente da OSSTF, Karen Littlewood.
O OSSTF disse que começará agora os preparativos para realizar uma votação para os seus 60.000 membros até setembro. Littlewood sublinhou que embora o processo não seja um acordo provisório, tal como descrito por Lecce, poderia ajudar a acelerar as negociações que se arrastam há 13 meses.
A OSSTF terá até 27 de outubro para continuar a negociar sem ameaça de greve nos termos da proposta. Depois disso, quaisquer itens que não possam ser acordados na mesa de negociações serão encaminhados para arbitragem, disse o sindicato.
Lecce disse que o governo de Ontário estendeu a sua oferta aos outros três sindicatos do setor da educação na...
Saiba Mais