No Parlamento canadense, Trudeau e Zelensky aplaudem militar nazista
Várias organizações de defesa dos judeus condenaram os membros do Parlamento canadense no domingo por aplaudirem de pé um homem que lutou por uma unidade nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
Durante a visita do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy a Ottawa na sexta-feira, os parlamentares homenagearam Yaroslav Hunka, de 98 anos, que lutou pela Primeira Divisão Ucraniana, na Câmara dos Comuns.
Hunka foi convidado pelo Presidente da Câmara Anthony Rota, que o apresentou.
"Tenho muito orgulho de dizer que ele é de North Bay e da minha região de Nipissing-Timiskaming", disse o deputado de Ontário. "Ele é um herói ucraniano, um herói canadense, e nós o agradecemos por todo o seu serviço".
Os deputados aplaudiram e Zelenskyy ergueu o punho em sinal de reconhecimento, enquanto Hunka saudava da galeria e era ovacionado de pé.
Canadá anuncia ajuda de $650 milhões para a Ucrânia em meio à visita de Zelenskyy https://t.co/mLazRmMdwT pic.twitter.com/TiyFzJfbNT
— Jornal North News (@NorthNewsJornal) September 23, 2023
A Primeira Divisão Ucraniana também era conhecida como Waffen-SS Galicia Division ou SS 14th Waffen Division, uma unidade voluntária que estava sob o comando dos nazistas.
O Centro de Estudos do Holocausto Amigos de Simon Wiesenthal emitiu uma declaração no domingo dizendo que a divisão "foi responsável pelo assassinato em massa de civis inocentes com um nível de brutalidade e malícia inimaginável".
"Um pedido de desculpas é devido a todos os sobreviventes do Holocausto e veteranos da Segunda Guerra Mundial...
Saiba Mais