BREAKING: professores do ensino médio de Ontário aceitam proposta do governo Ford e greve não deve acontecer tão cedo
Professores do ensino médio de Ontário aceitaram a proposta de arbitragem obrigatória do governo Ford, pondo fim à ameaça de uma possível greve pelo menos nos próximos três anos.
A Ontario Secondary School Teachers' Federation (Federação dos Professores do Ensino Médio de Ontário) afirma que seus membros votaram "de forma esmagadora" a favor de uma proposta para continuar a negociação com o governo de Ontário até 27 de outubro e, se não houver acordo, todas as questões restantes serão resolvidas por arbitragem obrigatória. A proposta aprovada significa que não haverá greves ou lockouts durante essa rodada de negociação.
"Não se pode confiar no primeiro-ministro Ford. Por mais de 14 meses, tentamos envolver o governo Ford em uma negociação de boa fé, mas não tivemos um parceiro na mesa que se preocupasse em proteger nosso sistema de educação pública", disse a presidente da OSSTF, Karen Littlewood, em um comunicado. "Agora temos a oportunidade de contornar as vias tradicionais de negociação para garantir um acordo coletivo justo".
O sindicato diz que a proposta também inclui um remédio para "salários perdidos" sob o Projeto de Lei 124 - uma lei de 2019 que limitou os aumentos salariais para professores e outros trabalhadores do setor público a 1% ao ano por três anos. Ela foi considerada inconstitucional por um tribunal de Ontário, mas o governo recorreu.
O ministro da educação de Ontário, Stephen Lecce, considerou o anúncio um "avanço significativo" no que diz respeito a proporcionar estabilidade aos alunos do ensino médio.
"Reunimo-nos...
Saiba Mais