Pequenas empresas ainda esperam perdão parcial da dívida CEBA com o governo do Canadá; atual prazo termina em janeiro
Com o prazo limite para pagar os empréstimos tomados na pandemia Covid-19 e receber o perdão parcial se aproximando, as pequenas empresas ainda esperam que o governo federal reverta o curso e o prorrogue por mais um ano.
Cerca de 900.000 organizações solicitaram e receberam um empréstimo da Canada Emergency Business Account durante a pandemia. O programa federal ofereceu até $ 60.000 em empréstimos sem juros para ajudar as empresas e organizações sem fins lucrativos a sobreviverem às paralisações e desacelerações relacionadas.
Um total de $ 49,2 bilhões foi desembolsado por meio do programa. Até um terço dos empréstimos pode ser perdoado se as empresas pagarem o valor pendente até 18 de janeiro de 2024.
Aquelas que perderem esse prazo perderão a parte perdoável e verão suas dívidas convertidas em um empréstimo de três anos com juros de 5% ao ano.
Em vez disso, foi oferecida às empresas a chance de refinanciar seus empréstimos com uma instituição financeira. As que o fizeram receberam um prazo até 28 de março de 2024 para colocar tudo em ordem e ainda se qualificar para a parte perdoável do empréstimo.
Grupos empresariais têm pedido mais tempo para pagar os empréstimos, apontando para os desafios contínuos enfrentados pelas pequenas empresas após a pandemia.
Mas com pouco mais de dois meses até o prazo final, as chances de outra prorrogação estão diminuindo.
"O apoio federal tem sido fundamental durante a pandemia da COVID-19, mas muitas empresas ainda estão lutando contra o aumento dos...
Saiba Mais