Brasil voltará a exigir vistos de cidadãos no Canadá em 2024
A partir de 10 de janeiro de 2024, voltará a ser exigido visto de entrada para visitantes canadenses ao Brasil. O visto eletrônico (e-Visa) pode ser solicitado online, sem necessidade de comparecer ao Consulado.
A regra, porém, não se aplica a brasileiros, mesmo que possuam nacionalidade canadense, que devem viajar ao Brasil com passaporte brasileiro válido.
De acordo com o Consulado-Geral do Brasil em Vancouver, “o governo brasileiro não emite vistos para cidadãos brasileiros”.
Inclusive, ainda segundo a representação brasileira no oeste do Canadá, “a falta da documentação necessária para o embarque pode gerar contratempos com a companhia aérea”.
Retorno do Visto é Baseado no Princípio da Reciprocidade
Em setembro deste ano, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, comentou sobre a questão dos vistos.
“No governo anterior, foi suspensa a obrigatoriedade de norte-americanos, canadenses, australianos e japoneses, que não precisavam de vistos para vir ao Brasil. Foi dado de graça. Sem reciprocidade. Brasileiros continuaram a precisar de visto”, observou o chanceler brasileiro.
“No início do governo, por instrução do presidente [Lula], restabelecemos os vistos. Chamamos os países para tentar negociar. O Japão aceitou e negociamos. Outros alegaram que não era possível pela legislação de cada um deles”, explicou o ministro.
Vieira afirmou ainda que o Governo...
Saiba Mais