Novidades

Image

Retorno da exigência de visto não é unanimidade no governo brasileiro, diz reportagem

Imagem não definida
pão de açucar viagem brasil canadá vancouver rio de janeiro
Crédito: Luoman/Getty Images

Setores do governo brasileiro e da indústria do turismo no Brasil ainda buscam caminhos para evitar o retorno da exigência de visto de entrada no Brasil para visitantes provenientes dos Estados Unidos, Canadá e Austrália, segundo matéria do Jornal O Globo.


Inicialmente previsto para o início de janeiro e posteriormente adiado para 10 de abril, o retorno da cobrança do documento é encabeçado pelo Ministério das Relações Exteriores e o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, que defendem o chamado “princípio da reciprocidade”.


A exigência de visto para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e também Japão foi suspensa unilateralmente pelo Brasil em 2019, durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro. Porém estes países não alteraram suas políticas e ainda exigem visto de entrada de brasileiros.


“Foi dada [a isenção de visto] de graça. Sem reciprocidade. Brasileiros continuaram a precisar de visto”, ressalta o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.


Em maio de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com representantes do Japão e viabilizou um acordo para dispensar a exigência de visto para viagens de até 90 dias para ambos os países. Porém, este acordo não foi possível com os outros três países, que alegaram restrições nas legislações locais.


Por outro lado,...


Saiba Mais
O jornal da comunidade brasileira em Vancouver, Canadá.

Destaques

Descontos em Parceiros

Clique no parceiro para gerar o Voucher de Desconto.
Copyrights © 2024 . All Rights Reserved.
Photo credit: Incedogroup.com, Freepik
contato@brasileiroscanada.com·