É seguro comer ovos e laticínios durante o último surto de gripe aviária?
Nas semanas seguintes à emissão de um comunicado de imprensa conjunto por várias agências dos Estados Unidos sobre casos de H5N1 que se espalharam entre o gado leiteiro em todo o país, dois estados dos EUA na fronteira com o Canadá agora têm casos confirmados: Idaho e Michigan.
A rápida disseminação da influenza aviária, também conhecida como gripe aviária ou gripe aviária, entre o gado leiteiro dos EUA fez com que pelo menos uma pessoa fosse diagnosticada com o vírus, um lembrete de que ele pode ser transmitido entre espécies.
E isso fez com que alguns estados emitissem lembretes sobre métodos de cozimento seguros e advertissem contra o preparo de ovos em qualquer estilo em que as gemas estejam escorrendo.
É seguro comer frango e ovos?
Com avisos como esse das autoridades ao sul da fronteira, os canadenses podem estar se perguntando se é seguro consumir ovos, aves e carne.
Matthew Miller é diretor do Instituto Michael G. DeGroote de Pesquisa de Doenças Infecciosas da Universidade McMaster. Em entrevista à CTV News, ele foi bastante direto quando perguntado se há algum risco para os alimentos que os canadenses consomem.
"Não, não há", disse Miller. "A vigilância agrícola da gripe aviária é excelente. É sempre importante seguir os padrões adequados de cozimento, porque sempre há outras bactérias desagradáveis que podem vir da carne bovina ou do frango, mas os padrões (canadenses) para o processamento de alimentos protegem os consumidores."
Em 31 de março, a Agência Canadense de Inspeção de...
Saiba Mais