Esses sintomas podem significar que você machucou seus olhos observando o eclipse
Se você assistiu ao eclipse solar de segunda-feira, talvez esteja se perguntando se danificou seus olhos.
Especialistas em cuidados com os olhos e astronomia disseram que era seguro ver o sol diretamente durante o breve momento da totalidade, quando a lua o cobriu completamente, pois não haveria raios ultravioleta. Para a fase de eclipse parcial, no entanto, as pessoas foram instadas a usar proteção para os olhos, como óculos de eclipse, filtros solares especializados e visores solares portáteis.
"Você não está recebendo os mesmos raios UV e é por isso que era seguro remover os óculos do eclipse durante a totalidade", disse a Dra. Shaina Nensi, vice-presidente da Associação de Optometristas de Ontário, em Toronto, ao CTV News. "Somente nos momentos que antecederam a totalidade e nos momentos após a totalidade, os óculos e as proteções contra o eclipse precisaram ser colocados novamente."
Especialistas em cuidados com os olhos foram ouvidos para saber o que fazer se você estiver preocupado com sua visão após observar o raro evento celeste.
Sintomas
Nensi diz que você pode ter alguns problemas se observar o eclipse sem proteção para os olhos.
A retinopatia solar é um problema mais comum associado à observação do raro fenômeno e geralmente não está associada à dor ocular.
Se você queimar a retina, poderá apresentar sintomas de retinopatia solar leves, como olhos lacrimejantes ou sensibilidade à luz, ou graves, como visão embaçada ou distorcida e escotoma, ou ponto cego, em que se vê um ponto escuro na...
Saiba Mais