Ontário e governo federal do Canadá divulgam declaração conjunta sobre trabalho na Highway 413
Um acordo entre os governos provincial e federal fará com que a rodovia 413, carro-chefe do primeiro-ministro Doug Ford, avance com um grupo de trabalho conjunto dedicado a minimizar os impactos ambientais.
Em um comunicado divulgado na segunda-feira, as autoridades disseram que os dois níveis de governo concordaram com um "processo colaborativo para avaliar e gerenciar as questões relacionadas às espécies federais em risco durante o planejamento do projeto em Ontário".
"Esse acordo mostra a capacidade do Canadá e de Ontário de trabalharem juntos e, ao mesmo tempo, reconhecerem sua jurisdição compartilhada em questões relacionadas ao meio ambiente", disse o ministro federal do Meio Ambiente, Steven Guilbeault, em um comunicado.
"Ele também garante que os interesses federais serão mantidos na proteção das espécies, ao mesmo tempo em que oferece a Ontário, à luz da recente decisão da Suprema Corte, um maior nível de clareza em relação ao processo de revisão do Projeto da Rodovia 413."
Esse "memorando de entendimento" ocorre depois de anos de idas e vindas entre os dois níveis de governo sobre o projeto da Highway 413 - uma importante promessa de campanha de Ford que prevê a construção de uma via de seis pistas e 52 quilômetros ligando as regiões de Halton e York.
Defensores do meio ambiente e fazendeiros locais criticaram o plano, observando que ele comprometerá terras cruciais e afetará os negócios.
Um relatório de 2022 da Environment Defence identificou pelo menos 29 "espécies em risco identificadas pelo governo federal" que serão afetadas...
Saiba Mais